Tempo de leitura: 18 minutos

oyonnax toulon 2013

A temporada 2013-14 do Top 14 francês está mais equilibrada do que nunca. A liderança da competição está nas mãos do gigante que havia adormecido nas últimas temporadas, o Stade Français, de Paris, que superou o Montpellier nesta oitava rodada. A grande surpresa ficou por conta da derrota do Toulon, campeão europeu, para o Oyonnax, campeão da Pro D2 e recém-promovido, que também já havia derrotado o Castres, campeão do Top 14. O outro destaque da rodada ficou por conta da derrota do Biarritz para o Bayonne no clássico do País Basco, afundando ainda mais o Biarritz na lanterna da liga.

 

- Continua depois da publicidade -

Paris lidera, Toulon tropeça

A liderança do Top 14 segue nas mãos do Stade Français Paris, que superou na sexta-feira o Montpellier, mantendo sua invencibilidade no remodelado Stade Jean-Bouin. Os francilliens dominaram o jogo por completo e arrancaram um try em cada tempo da partida, com Slimani, aos 28′, e Plisson, aos 56′. Porém, o Montpellier reagiu rapidamente, com Trinh-Duc arrancando um try aos 59′, que acabou garantindo o bônus defensivo para os azuis.

O Stade Français foi beneficiado pela derrota fora de casa do Toulon diante do surpreendente Oyonnax, que se afastou da zona de rebaixamento com o triunfo histórico. O jogo começou brilhante para os alpinos, que conseguiram o primeiro try logo aos 3′, em rápida jogada da linha finalizada por Denos. Entretanto, a pontaria de Wilkinson garantiu o Toulon no páreo e, aos 37′, veio a virada no placar, com tru de Armitage. Porém, aos 40′, Barnard chutou o drop que recolocou bem o Oyonnax no páreo, indo ao intervalo em desvantagem de apenas 19 x 16. No segundo tempo, os espaços se reduziram, Wilkinson chutou apenas 1 penal certo, enquanto Urdapilleta empatou o jogo com 2 penais para os anfitriões. E, aos 77′, Urdapilleta virou Wilkinson e chutou o drop goal da vitória do Oyonnax: 25 x 22.

A derrota fez o Toulon cair para a terceira posição, perdendo um posto para o Clermont, que se recuperou do último resultado ruim e venceu com folga o Bordeaux por 40 x 11. Foram 5 tries para os amarelos, com Nalaga anotando 2 tries, e Paulo, Sivivatu e Byrne 1 try cada.

 

Vitórias de Castres e Perpignan

Bons resultados também obtiveram Castres e Perpignan. O Castres se impôs em casa sobre o reforçado Racing Métro, sexto colocado, e encostou no concorrente na classificação. 19 x 15 foi o placar, em jogo muito parelho, com a defesa do CO falando mais alto. O Racing abriu o placar a 2′, com drop goal de Lapeyre. Kockott e Sexton travaram uma interessante batalha de penais, mas o ponto alto do primeiro tempo foi o único try do jogo: anotado aos 28′ por Garvey, para o Castres, em linda corrida pela ponta, aproveitando o vacilo da cobertura de Andreu e dando vantagem de 13 x 9 para os donos da casa. Andreu buscou se redimir,fez um try, mas o lance foi anulado por passe para frente.

No início da segunda etapa, Talès desferiu um drop goal para aumentar a vantagem do Castres, mas Sexton chutou 2 penais que mantiveram o Racing sonhando com a vitória. Porém, aos 80′, Kockott chutou o penal da vitória do CO.

Já na Catalunha, o Perpignan recebeu o Toulouse para o clássico do sul e falou mais alto. Em contra-ataque armado com chute longo, Guitoune correu pela ponta para mergulhar para o primeiro try do jogo, dando vantagem ao Perpignan. O primeiro tempo favoreceu os catalães, que abriram 14 x 6 com mais 3 penais de James Hook. No segundo tempo, o Toulouse reagiu, com Bézy fazendo o try rubronegro aos 58′, após se safarem de try quase certo do USAP. A vitória dos anfitriões só foi assegurada nos minutos derradeiros, com o galês James Hook chutando o drop goal da vitória de muito longe. 20 x 16, com Hook tirando de Fickou o try da virada do Toulouse no finzinho.

 

Biarritz na lanterna

No confronto dos desesperados, o clássico basco entre Bayonne e Biarritz, deu Bayonne: 27 x 19. A situação ficou péssima para o Biarritz logo no início do jogo, com Taele-Pahivi recebendo cartão vermelho aos 9′ por tackle alto. Assim, o Aviron mandou na partida, arrancou seus dois vitoriosos tries aos 34′, com O’Connnor, e aos 67′, com Mile Philips. Bustos Moyano ainda arrematou 5 penais para o Bayonne e a reação do Biarritz veio somente no fim, com try insuficiente de Joe Pietersen aos 74′. A derrota deixou o Biarritz 9 pontos atrás justamente do Bayonne, vice-lanterna da competição. O Bayonne, no entanto, está empatado em número de pontos com o Bordeaux, 12º colocado, e somente 1 ponto atrás de Oyonnax e Brive.

O Brive visitou o Grenoble e arrancou um empate fora de casa: 12 x 12. Foi um jogo sem tries, com 4 penais para cada lado.

 

Cai o último invicto da Pro D2

Na segunda divisão, caiu o único invicto após cinco rodadas: o líder Lyon, que foi superado pelo gigante adormecido Béziers por 12 x 9. A derrota do Lyon permitiu com que o Agen se igualasse em número de pontos com o líder, após bater o Narbonne por 51 x 6. Destaques também para a vitória fora de casa do terceiro colocado La Rochelle – agora 1 ponto abaixo de Lyon e Agen – sobre o Pau, 19 x 18, e do lanterna Albi, que venceu sua primeira: 21 x 19 sobre o Colomiers, quarto colocado.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Stade Français 18 x 11 Montpellier, em Paris

Oyonnax 25 x 22 Toulon, em Oyonnax

Bayonne 27 x 19 Biarritz, em Baiona

Castres 19 x 15 Racing Métro, em Castres

Grenoble 12 x 12 Brive, em Grenoble

Perpignan 20 x 16 Toulouse, em Perpignan

Clermont 40 x 11 Bordeaux, em Clermont-Ferrand

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Agen 51 x 6 Narbonne, em Agen

Albi 21 x 19 Colomiers, em Albi

Carcassonne 23 x 25 Aurillac, em Carcassonne

Mont-de-Marsan 33 x 10 Auch, em Mont-de-Marsan

Béziers 12 x 9 Lyon, em Béziers

Bourg-en-Bresse 29 x 11 Dax, em Bourg-en-Bresse

Bourgoin 22 x 9 Tarbes, em Bourgoin

Pau 18 x 19 La Rochelle, em Pau