Tempo de leitura: 6 minutos

1Gold Coast Sevens

A Série Mundial de Sevens terá início no próximo final de semana, com o etapa da Austrália, e as seleções já estão prontas para o circuito mundial. Confira as novidades nos elencos de algumas das seleções que disputarão o Gold Coast Sevens. Vale lembrar que os elencos poderão ter alterações para as etapas seguintes do circuito.

A temporada 2012-13 da Série Mundial de Sevens terá transmissão do BandSports para o Brasil. Em breve mais informações sobre o Gold Coast Sevens e a nossa prévia para a temporada.

- Continua depois da publicidade -

 

All Blacks Sevens fortes e renovados

Os atuais campeões da Série Mundial de Sevens estão ainda mais fortes para a temporada 2012-13. O renomado técnico Gordon Tietjens anunciou seu elenco para o Gold Coast Sevens, que sofreu importante renovação. DJ Forbes segue sendo o capitão do time quase imbatível, e terá a companhia dos geniais Tomasi Cama, Tim Mikkelson e Lote Raikabula. Mark Jackman e Kylem O’Donnell também têm experiência no circuito, mas os demais nomes estreiam no elenco.

Elenco: Tomasi Cama, Sam Dickson, DJ Forbes (c), Iopu Iopu, Mark Jackman, Warwick Lahmert, Tim Mikkelson, Kylem O’Donnell, Lote Raikabula, Belgium Tuatagaloa, Gareth Williams-Spiers e Jamie Verran.

 

Blitzboks com elenco estrelado para voltarem às vitórias

Paul Treu anunciou o elenco sul-africano para o Sevens da Austrália. Os Blitzboks fizeram fraca campanha na Série Mundial de Sevens 2011-12, e terão a missão de retornarem à condição de protagonistas do circuito. Para tal, Treu aposta em atletas já renomados, como o ex-melhor do mundo Cecil Afrika, Cornal Hendricks, Branco du Preez, Tshotsho Mbovane, Steven Hunt e Paul Delport. A equipe deverá apostar novamente no seu físico, tendo Chris Dry, Frankie Horne e Kyle Brown como peças-chave entre os avançados. Apenas dois atletas estreiam no circuito: Reuben Johannes e Ruwellyn Isbell.

Elenco: Chris Dry, Ruwellyn Isbell, Frankie Horne, Reuben Johannes, Cornal Hendricks, Kyle Brown (c), Branco du Preez, Stephan Dippenaar, Paul Delport, Cecil Afrika, Tshotsho Mbovane e Steven Hunt.

 

Fiji remodelado para 2012-13

Após perder o título para os All Blacks em final de temporada emocionante, Fiji sofreu um verdadeiro desmonte em seu elenco de sevens, com muitos de seus atletas que fizeram sucesso em 2011-12 ganhando contratos de clubes europeus para jogar rugby de XV. Os fijianos contarão com apenas quatro atletas experientes. O grande destaque é o retorno do excelente Osea Kolinisau, que deverá liderar a equipe ao lado do capitão Levani Botia (que ainda se recupera de lesão). Joji Ragamate e Ilai Tinai são os outros dois atletas experimentados. Como Fiji é um inesgotável celeiro de talentos para o sevens, certamente entre os novatos teremos futuras grandes estrelas do sevens mundial. Fiji é sempre um forte candidato ao título de qualquer torneio que dispute, mas chega para o Gold Coast Sevens com um ponto de interrogação acima.

Elenco: Osea Kolinisau, Levani Botia (c), Joji Ragamate, Ilai Tinai, Apisai Domolailai, Samuela Saqiwa, Manueli Lagai, Ulaiasi Tavucuilagi, Leone Ravuetaki, Alipate Raitini, Samisoni Nasagavesi e Apisalome Waqatabu

 

Inglaterra quer manter tradição de bons inícios no circuito

Os ingleses tiveram bons inícios de temporada nas últimas edições da Série Mundial de Sevens, e esperam segir a tradição. A Inglaterra contará novamente com alguns dos melhores jogadores de sevens do mundo: Matt Turner, Rob Vickerman e Dan Norton. O técnico Ben Ryan espera começar forte e manter o ritmo ao longo da temporada, com vistas para a Copa do Mundo de Sevens. Os investimentos foram pesados na preparação da equipe, e agora resta dar o passo adiante também em campo. Os ingleses têm a ambição do inédito título.

Elenco: John Brake, Chris Brightwell, Chris Cracknell, Christian Lewis-Pratt, Tom Mitchell, Dan Norton, Tom Powell, James Rodwell, Mathew Turner, Rob Vickerman (c), Marcus Watson e Jeff Williams.

 

Pumas 7 com novidades para renascer no circuito

A Argentina fez uma péssima temporada 2011-12. A seleção argentina perdeu o título dos Jogos Pan-Americanos e, com uma seleção mesclada, foi incrivelmente derrotada pelo Uruguai no Sul-Americano de Sevens, perdendo o título pela primeira vez em sua história. Ao longo da temporada da Série Mundial de Sevens, a Argentina teve um desempenho apagado. Para o Gold Coast Sevens 2012, o técnico Andrés Romagnoli chamou quatro debutantes: Santiago Cordero, Lucas De Vicenzi, Matías Moroni e Aníbal Panceyra Garrido. Os destaques da equipe deverão ser Nicolás Bruzzone, Francisco Merello e Gastón Revol.

Elenco: Nicolás Bruzzone, Santiago Cordero, Lucas De Vicenzi, Joaquín Díaz Bonilla, Ezequiel Faralle, Fernando Luna, Francisco Merello, Matías Moroni, Aníbal Panceyra Garrido, Facundo Panceyra Garrido, Ignacio Pasman e Gastón Revol.

 

Quênia com Injera, mas sem Kayange

O sevens é uma paixão no Quênia, e a equipe que vai ao Gold Coast Sevens foi selecionada a partir do exigente Campeonato Queniano de Sevens e do mundialmente renomado Safaricom Sevens. Na última temporada, no entanto, a seleção não correspondeu em campo ao longo do circuito, sofrendo muito para sair das disputas do Shield. Os piores momentos da seleção queniana sempre ocorreram quando a equipe estava desfalcada de suas grandes estrelas: Humphrey Kayange e Collins Injera. No início da temporada 2012-13, Injera liderará a seleção, ao passo que Kayange será desfalque, tendo optado por terminar seu mestrado ao invés de jogar o Gold Coast Sevens. Com isso, o time do Quênia é uma grande incógnita. A missão daqui para frente é reduzir sua dependência de seus dois astros e revelar novos destaques.

Elenco: Andrew Amonde, Biko Adema, Oscar Ouma, Davis Chenge, Horace Otieno, David Ambunya, Eden Agero, Michael Wanjala, Collins Injera, William Ambaka, Dennis Ombachi e Cyprian Kuto.

 

Canadá pronto para novo desafio

O Canadá é um dos mais novos integrantes do grupo de elite da Série Mundial de Sevens, voltando a disputar uma temporada completa, o que não ocorria desde a temporada 2007-08, a última que teve o Canadá como uma seleção central. Para o retorno canadense, o técnico Geraint John aposta em atletas que se sagraram campeões dos Jogos Pan-Americanos em 2011 e participaram da Copa do Mundo (de XV) do mesmo ano. Um bom desempenho na Austrália será crucial para a continuidade do trabalho.

Elenco: Mike Fuailefau, Thyssen de Goede, Nanyak Dala, John Moonlight, Justin Douglas, Sean Duke, Phil Mack, Jeff Hassler, Harry Jones, Ciaran Hearn, Lucas Hammond e Chauncey O’Toole.

 

Estados Unidos apostam em ex-capitão

O desempenho na última temporada da seleção estadunidense esteve longe de seu melhor, e o técnico Alex Magleby espera que sua seleção volte a assustar os grandes do circuito. Para tal, o treinador apostou no retorno de Matt Hawkins ao elenco, após ausência na temporada passada. Zach Test, Rocco Mauer, Mike Palefau, Shalom Suniula e Tai Enosa são destaques das Águias. A seleção já é profissional, e não pode nem pensar em retroceder.

Elenco: Peter Dahl, Tai Enosa, Matt Hawkins, Luke Hume, Carlin Isles, Rocco Mauer, Mike Palefau, Shalom Suniula, Mike Teo, Zach Test, Brett Thompson e Maka Unufe.

 

Portugal preparado para grande desafio

Com muitos méritos, o rugby português alcançou um de seus maiores feitos: a condição de seleção central da Série Mundial de Sevens. Para começar a temporada, o técnico Frederico Sousa anunciou um elenco recheado por atletas já consagrados, como Pedro Leal, Aderito Esteves e Frederico Oliveira. Portugal sabe que terá muitas dificuldades pela frente para jogar todo o circuito, e conversar a temporada bem é uma necessidade.

Elenco: Frederico Oliveira (c), Aderito Esteves, Duarte Moreira, David Mateus, Pedro Leal, Francisco Almeida, António Almeida, Diogo Miranda, João Lino e Miguel Lucas.

 

Escócia pronta para o Gold Coast Sevens

A Escócia, criadora do seven-a-side, não vem desempenhando um grande papel na Série Mundial de Sevens, e a solução encontrada para a equipe foi a contratação de novo técnico: Phil Greening. A seleção segue tendo Colin Gregor e Andrew Turnbull como seus grandes nomes, e o medo do rebaixamento agora é uma ameaça real. Os escoceses que abram o olho.

Elenco: Chris Dean, Michael Fedo, Rory Hughes, Peter Jericevich, Colin Gregor (c), Mark Robertson, Andrew Turnbull, Michael Maltman, Colin Shaw, Alex Glashan e James Fleming.

 

Fonte: IRB Sevens