sharks campeões 2013

Tempo de leitura: 3 minutos

sharks campeões 2013

Durban voltou a sorrir na África do Sul! O Natal Sharks voltou a comemorar o título de campeão da ABSA Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano, com uma vitória fora de casa sobre Western Province por 33 x 19! Foi o sétimo título de Currie Cup da história dos Sharks, cuja última conquista havia sido em 2010.

O nome da grande vitória em Newlands foi o scrum-half Charl McLeod, autor dos dois tries dos alvinegros de KwaZulu Natal. E o primeiro tempo foi fulminante, logo aos 5′, em grande interceptação para corrida de 60 metros. Lambie ainda chutou a conversão e um penal com precisão, fazendo rápidos 10 x 0 para os Sharks em menos de 10 minutos. A resposta, contudo, não tardou. Damian de Allende quebrou o tackle de Jannie du Plessis e descontou com try para WP, para o alívio e esperança da torcida presente. Lambie e Catrakilis trocaram penais, mas foi Lambie que levou a melhor antes do intervalo, desferindo drop goal para dar boa vantagem aos visitantes no intervalo: 19 x 13.

- Continua depois da publicidade -

No início segundo tempo, Catrakilis e Lambie voltaram a trocaram penais, mas foi novamente o time visitante que falou mais alto. Depois de Bismarck du Plessis ter um try anulado, Lambie desferiu novo drop goal. Coleman descontou com penal para WP, aos 55′. Mas, aos 57′, McLeod deu a resposta devastadora, com o segundo try dos Sharks, após grande jogada de Willem Alberts. 30 x 19. O time do Cabo foi no desespero para cima do oponente, mas nada conseguiu produzir. No fim, Lambie ainda chutou mais um penal, fechando o memorável título dos Sharks com triunfo por 33 x 19. Tristeza em Newlands, para a primeira final perdida pelo Western Province em casa em 74 anos.

 

Pumas na elite sul-africana

Além da finalíssima, a Currie Cup ainda viveu outra decisão: a repescagem de promoção e rebaixamento à primeira divisão, entre o Griquas, lanterna da divisão principal, e Pumas (de Mpumalanga), campeões da segunda divisão. Após vencerem em casa a primeira partida por somente 21 x 19, os Griquas deram adeus à Premier Division com uma incontestável derrota por 33 x 15 na casa dos Pumas. Foram 3 tries para o time de Nelspruit, que confirmou seu grande momento e retornou à elite da África do Sul após duas temporadas na segunda divisão. Para os Griquas, 2014 será o primeiro ano na segunda divisão desde 1995.

 

currie cup logo

ABSA Currie Cup Premier Division – Campeonato Sul-Africano

Final

Western Province 19 x 33 Natal Sharks, na Cidade do Cabo

natal sharks

NATAL SHARKS CAMPEÕES

 

Repescagem rebaixamento-promoção

Pumas 33 x 15 Griquas, em Nelspruit – jogo de volta (agregado: Pumas 52 x 36 Griquas)

mpumalanga pumas

PUMAS PROMOVIDOS

 

Lista de campeões do Campeonato Sul-Africano

1 – Western Province – 32 títulos

2 – Blue Bulls (ex-Northern Transvaal) – 23 títulos

3 – Golden Lions (ex-Transvaal) – 10 títulos

4 – Natal Sharks – 7 títulos

5 – Free State Cheetahs (Orange Free State) – 4 títulos

6 – Griquas (ex-Griqualand West) – 3 títulos

7 – Border Bulldogs – 2 títulos