Tempo de leitura: 4 minutos

WSWS

Nessa sexta-feira, dia 30 de novembro, terá início em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a edição inaugural da Série Mundial de Sevens Feminina! Pela primeira vez, as maiores seleções femininas de rugby sevens disputarão um circuito valendo o título da temporada (2012-13).

Disputado no estádio 7he Sevens, palco da Copa do Mundo de Sevens de 2009, o Dubai Sevens terá suas finais sendo disputadas no sábado, dia 1º de dezembro. E, o mais importante: o Brasil participará do torneio!

- Continua depois da publicidade -

O torneio terá transmissão pelo BandSports (clique aqui para conferir a programação).

 

A Série Mundial de Sevens Feminina 2012-13

A Série Mundial de Sevens Feminina 2012-13 contará com 4 etapas de novembro a maio, realizadas em três continentes. Cada torneio contará com a participação 12 seleções, sendo 6 seleções centrais (isto é, as seleções que participam de todas as etapas) e 6 convidadas.

A fórmula de disputa dos torneios será a mesma. As 12 seleções serão divididas em 3 grupos com 4 equipes cada, sendo que os campeões, os vices e o dois melhores terceiros colocados se garantem nas quartas-de-final. Já o pior terceiro colocado e os últimos colocados disputam as semifinais da Taça Bronze (Bowl, do 9º ao 12º lugar). Os vencedores das quartas-de-final disputam a Taça Ouro (Cup, do 1º ao 4º lugar), que vale o título da etapa, enquanto os perdedores vão à disputa da Taça Prata (Plate, do 5º ao 8º lugar). Em todas as taças haverá disputa tanto do primeiro lugar como do terceiro lugar (ao contrário do que ocorre na Série Mundial de Sevens Masculina).

 

Seleções Centrais

Participam de todas as etapas do circuito: Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Holanda.

 

Calendário

Dias 30/11 e 01/12 – Dubai – Emirados Árabes Unidos – 7he Sevens (capacidade: 50,000 espectadores)

Dias 01/02 e 02/02 – Houston – Estados Unidos – BBVA Compass Stadium (capacidade: 22,000 espectadores)

Dias 30/03 e 31/03 – Guangzhou – China – Guangzhou University City Stadium (capacidade: 50,000 espectadores)

Dias 17/05 e 18/05 – Amsterdã – Holanda – NRCA Stadium (capacidade: 10,000 espectadores)

 

Pontuação

A pontuação oferecida para cada torneio será a mesma, e ao final das 4 etapas o campeão da temporada será conhecido.

Campeão da Taça Ouro (Cup) – 20

Vice-campeão da Taça Ouro (Cup) – 18

3º colocado da Taça Ouro (Cup) – 16

4º colocado da Taça Ouro (Cup) – 14

Campeão da Taça Prata (Plate) – 12

Vice-campeão da Taça Prata (Plate) – 10

3º colocado da Taça Prata (Plate) – 8

4º colocado da Taça Prata (Plate) – 6

Campeão da Taça Bronze (Bowl) – 4

Vice-campeão da Taça Bronze (Bowl) – 3

3º colocado da Taça Bronze (Bowl) – 2

4º colocado da Taça Bronze (Bowl) – 1

 

Pontapé inicial com o Dubai Sevens

Disputado nos dias 30 de novembro (sexta-feira) e 1º de dezembro, o Dubai Sevens seraá o único dos torneios da Série Mundial de Sevens Feminina (Women’s Sevens World Series) que acontecerá simultaneamente ao torneio masculino da Série Mundial de Sevens Masculino (HSBC Sevens World Series).

A Seleção Brasileira estará presente no torneio inaugural da WSWS, e caiu logo de cara num grupo muito difícil. As brasileiras enfrentarão a Inglaterra, campeã dos torneios femininos de Londres e Hong Kong no primeiro semestre; Espanha e África do Sul. No torneio de Londres, em maio passado, o Brasil caiu no mesmo grupo de inglesas e sul-africanas, sendo derrotado por ambas (41 x 0 e 28 x 17, respectivamente). Já no torneio de Dubai de 2011, o Brasil também caiu diante da África o Sul (19 x 5), bem como diante a Espanha (19 x 0). Apesar do retrospecto não ser favorável contra as adversárias da vez, as Amazonas prometem mostrar muita evolução em campo, após os dias de treinos em novembro na Nova Zelândia, abrilhantadas com o vice-campeonato de um torneio provincial em Canterbury.

Para o Grupo A, o grupo do Brasil, o favoritismo é apontado para a Inglaterra, com Espanha e África do Sul brigando pelo segundo posto, enquanto o Brasil corre por fora.

Já para o Grupo, Canadá e Nova Zelândia deverão disputar a primeira posição, com Rússia e China jogando por uma vaga nas quartas-de-final entre os melhores terceiros colocados. O Canadá tem em seu currículo o título do Dubai Sevens de 2011, ao passo que a Nova Zelândia é a atual vice-campeã mundial (da Copa do Mundo de 2009). As neozelandesas, apesar de dominaram o XV feminino mundial, participam de poucos torneios de sevens por ano, e talvez sintam alguma dificuldade no início da temporada.

O Grupo C tem como favorita a Austrália, campeã mundial em 2009. Os Estados Unidos aparecem como principais concorrentes das australianas, mas Holanda e França têm totais condições de disputarem as primeiras colocações do grupo.

Por fim, de acordo com os resultados mais recentes e a tradição das equipes, o favoritismo para o título recai sobre Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália, com Canadá e Estados Unidos correndo por fora.

 

Dubai Sevens

Grupo A: Inglaterra, Espanha, África do Sul e Brasil

Grupo B: Canadá, Nova Zelândia, Rússia e China

Grupo C: Austrália, Estados Unidos, Holanda e França

 

Tabela dos jogos do Brasil no dia 30 de novembro:

Espanha x Brasil – 6h24

Inglaterra x Brasil – 9h26

África do Sul x Brasil – 14h28

*Horários de Brasília (6h a menos que Dubai)

 

Elenco do Brasil que foi à Nova Zelândia (15 atletas – apenas 12 jogarão o Dubai Sevens)

Angélica Gevaerd
Barbara Santiago
Beatriz Futuro
Beatriz Silva
Carla Neme
Edna Santini
Jéssica Santos
Juliana Santos
Júlia Sardá
Luiza Campos
Maria Gabriela Ávila
Mariana Ramalho
Paula Ishibashi
Taís Balconi
Thais Rocha