Tempo de leitura: 20 minutos

 Ucrânia x Portugal. www.rugby.org.ua

O Europeu de Nações teve um fim de semana de resultados surpreendentes. A Geórgia se sagrou campeã de toda a temporada por antecipação ao massacrar a arquirrival Rússia por impiedosos 46 x 0, uma diferença inesperada. Na Ucrânia, a rebaixada seleção da casa conseguiu sua primeira vitória ao derrotar a decepcionante seleção de Portugal. Já na Espanha, os Leões bateram os romenos, comprovaram sua ascensão e mantém chances de conquistar o título de 2012. Para tal, precisarão derrotar a Rússia fora de casa e torcer por um triunfo ucraniano sobre a Geórgia. Virtualmente, o título é dos Lelos.

 

- Continua depois da publicidade -

Impiedosa vitória no clássico soviético

Foi um massacre que garantiu que a Geórgia não possa mais ser alcançada por nenhuma outra equipe na classificação agregadas de 2011 e 2012 do Europeu de Nações. 46 x 0 inesquecíveis sobre sua maior rival, a Rússia. Forma nada menos que 6 tries, com Mamuka Gorgodze sendo premiado como o melhor em campo.

Delírio para os 25,000 torcedores presentes no estádio do Lokomotiv Tbilisi. Com a dura derrota, os Ursos russos seguem na penúltima colocação e, sem alguns atletas-chave, segue mostrando uma decepcionante forma na competição. Foi simplesmente a maior vitória dos Lelos sobre os Ursos.

 

Portugal sucumbe no Leste

Os Lobos portugueses foram derrotados pela primeira vez pelos Cossacos ucranianos, um resultado verdadeiramente alarmante. A Ucrânia, já rebaixada, recebeu Portugal, que se despedia da competição. Buscando se despedir com honra do torneio, a Ucrânia jogou tudo o que podia e bateu Portugal por históricos 35 x 33. Portugal tem que abrir o olho para a próxima temporada!

 

Leões vencem e confirmar nova fase

A Espanha é agora a única seleção capaz de tirar da Geórgia o título de 2012. Os espanhóis fizeram até aqui uma campanha memorável, premiada com mais uma inspiradora vitória: 13 x 12 sobre os romenos. Com desvantagem de 6 x 3 no intervalo, os Leões viraram o jogo sobre o fisicamente avantajado time romeno, e garantiram o triunfo. Desde 1999, quando os espanhóis foram à Copa do Mundo, o rugby do país não vivia um momento tão bom.

 

Bélgica na promovida à elite

Os Diabos Negors da Bélgica garantiram o título e a promoção à 1ª Divisão A com uma sofrida vitória fora de casa sobre a Alemanha. Os belgas passaram pelos alemães por 30 x 29, contando fortemente com a indisciplina do adversário, que concedeu 2 penal tries e recebeu 2 cartões amarelos na partida. O try da promoção foi obtido aos 79′, com a Bélgica fazendo 30 x 22, sofridos. Porém, os alemães ainda mantiveram a bola viva até os 88′, para anotarem outro try, deixando o placar final em 30 x 29.

Os pontos obtidos sobre os alemães coroaram a ascensão da seleção belga, e fizeram com que a equipe francófona abrisse 11 inalcansáveis pontos sobre a vice-líder Moldávia.

 

Suíça perto da promoção

Por fim, na 2ª Divisão B, a Suíça atropelou a Eslovênia e se aproximou da promoção à 2ª Divisão B. 86 x 0 falam por si só.

 

1ª Divisão A do Europeu de Nações – 1ª Divisão da FIRA-AER

Geórgia 46 x 0 Rússia, em Tbilisi

Ucrânia 35 x 33 Portugal, em Odessa

Espanha 13 x 12 Romênia, em Madrid

 

1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª Divisão da FIRA-AER

Alemanha 29 x 30 Bélgica, em Heusenstamm

 

2ª Divisão B do Europeu de Nações – 4ª Divisão da FIRA-AER

Suíça 85 x 0 Eslovênia, em Nyon