Tempo de leitura: 2 minutos

consur logo novo

Finalmente! A CONSUR – Confederação Sul-Americana de Rugby – confirmou que pleneja modificar o sistema de disputas do Campeonato Sul-Americano. A partir da próxima temporada, o campeonato poderá assumir o formato consagrado do Seis Nações Europeu e do Cinco Nações Asiático, com a denominação Cinco Nações Sul-Americano. O sistema é simples: 5 países – Argentina, Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai – se enfrentando em apenas um turno, com cada equipe fazendo duas partidas em casa e duas partidas fora de casa, com os jogos sendo disputados somente aos finais de semana. No ano seguinte, os mandos de jogo seriam invertidos. Tal formato é uma reivindicação dos presidentes das federações envolvidas.

De acordo com Juan Ignácio Lopez, vice-presidente da CONSUR, o IRB repassa 80,000 libra (cerca de 250,000 reais) para a CONSUR organizar o Campeonato Sul-Americano, o que significa que apenas o dinheiro repassado pelo IRB não seria suficiente para a realização do torneio nos novos moldes. Assim, a CONSUR necessitará de parceiros comerciais ou da ajuda financeira dos próprios países envolvidos, que precisariam aceitar acarcar com parte dos custos.

- Continua depois da publicidade -

Para baratear os custos, a CONSUR fez uma contra-proposta, que prevê um triangular com jogos de ida e volta entre Uruguai, Chile e Brasil (caso o Brasil garanta a permanência na elite), com o campeão garantindo vaga para enfrentar a Argentina na grande final.

Uma decisão final será anunciada no mês de junho.

Fonte: RugbyTime

 

Sul-Americano no Total Rugby

Confira o vídeo do programa Total Rugby do IRB sobre o Sul-Americano: