Tempo de leitura: 4 minutos

brasil chile 7s copy copy copy 

Sábado e domingo são dias de decisão para o rugby sevens masculino. Os Tupis jogarão no Club Aldosivi, em Mar del Plata, de olho em duas vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2015, que rolam em Toronto, no Canadá, em julho. O sistema de disputa do torneio qualificatório é bem simples: Brasil, Chile, Paraguai, Colômbiae Peru se enfrentam no sistema de todos contra todos e os dois primeiros se garantem no Pan. Ainda haverá a disputa de final e de terceiro lugar.

Em paralelo, Argentina, Canadá, Estados Unidos e Uruguai, já garantidos em Toronto, jogam um torneio internacional de alto nível, que ainda conta com províncias argentinas. Enquanto isso, as seleções femininas de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru jogo por uma vaga no Pan. A seleção brasileira feminina, já classificada a Toronto, não participa do torneio.

- Continua depois da publicidade -

Nota: Até quinta-feira, a Venezuela estava confirmada para o torneio, mas desistiu da competição.

O Seven de Mar del Plata não terá transmissão de TV para o Brasil.

 

A Prévia

O Brasil é junto do Chile favorito à classificação, tendo feito ótimas apresentação em Dubai sob o comando de Andrés Romagnoli, jogando em igualdade com Quênia, Portugal e França. Naquela oportunidade, o Brasil contou com Juliano Fiori e David Harvey, filhos de brasileiros, com experiência no exterior. Harvey não estará presente em Mar del Plata por conta de lesão, mas Fiori estará no time, tendo impressionado com ótimas atuações em Dubai. A base da equipe é aquele que vem jogando e treinando junto há seis meses, com centralizados como Portugal, Martin, Tanque, Alemão, Rambo, Boy e Careca, além de nomes sempre presentes do elenco de alto rendimento, como Moisés e Gregg, ainda mostrando que pode vestir com brilho a camisa da seleção.

O Chile vem de boa campanha em Punta del Este, onde acabou com o vice-campeonato, na frente do Uruguai. Os Cóndores contam com um time sempre perigoso e de nomes bem rodados, como os velhos conhecidos Felipe Brangier, Juan Larenas, Francisco González, Ignacio Slva e os irmãos Metuaze. Apesar do histórico entre Brasil e Chile ser favorável aos chilenos, nos últimos anos o Brasil fez frente aos vermelhos. No ano passado, o Chile venceu todos os três jogos disputados, mas todos foram em solo chileno. No Rio, em 2013, o empate em 7 x 7 favoreceu ao Brasil, que terminou à frente dos chilenos no Sul-Americano daquele ano. A última vitória brasileira em torneios oficiais se deu em 2011, no Pan de Guadalajara.

O Paraguai corre por fora, mas tem boas chances e todo o cuidado é pouco com os Yacarés. Os Tupis precisam de muita atenção com os paraguaios, que quase bateram o Brasil no ano passado em Viña del Mar, com os Tupis vencendo o jogo com um try nos acréscimos de Moisés. Sofrido. A última derrota brasileira para o Paraguai foi em 2012, no Rio, e desde então foram três vitórias brasileiras sem folga. O Paraguai irá a Mar del Plata com vários nomes que são titulares do time de XV, como Brizuela, Argaña e Bareiro, nomes bem conhecidos dos brasileiros. Entretanto, maus resultados recentes no Sul-Americano de Sevens, com derrotas para as equipes menores do continente, colocam dúvida sobre o time albirojo.

A quarta força do torneio é a Colômbia que, apesar de toda a evolução, jamais venceu Chile e Brasil, precisando quebrar tabus para surpreender e ir ao Pan. Os colombianos, contudo, venceram o Paraguai em 2014, e tem qualidade. Já o Peru aparece como a quinta força, também sem jamais ter batido brasileiras e chilenos. Entretanto, os peruanos chegam credenciados por dois jogos de invencibilidade contra o Paraguai, tendo vencido ineditamente os Yacarés em 2013 e empatado em 2014.

 

Mar del Plata Sevens – 10 e 11 de janeiro

Torneio Internacional

Grupo A: Canadá, Uruguai, Buenos Aires e Invitación VII

Grupo B: Argentina, Estados Unidos, Tucumán e Mar del Plata

 

Torneio Pan Americano Masculino

Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia e Peru

 

Torneio Pan Americano Feminino

Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru

 
Jogos do Brasil
Sábado, 10

13h28 – Brasil x Paraguai

16h24 – Brasil x Colômbia

19h20 – Brasil x Chile

 
Domingo, 11

13h28 – Brasil x Peru

 
Seleção Brasileira: Allan Josefh Martins (SPAC); Andre Luis Nascimento (SPAC); Arthur Bergo (SPAC); Daniel Gregg (Niterói); Felipe Claro (SPAC); Fernando Portugal (São José); Gabriel Bolzan Motta (Charrua); Gustavo Albuquerque (Curitiba); Lucas Domingues (São José); Lucas Duque – São José; Martin Schaefer (SPAC); Matheus Cruz (Jacareí); Moises Duque (São José); Rodrigo Andrioli (Chapecó); Julino Fiori (Richmond/Inglaterra).
Treinador: Andres Romagnoli; Preparador físico: Facundo Tabares; Manager: Dannielle Abreu; Auxiliar técnico: Mauricio Coelho; Fisioterapeuta: Victor Ramos; Médico: Bruno Marangoni Perez.